Metodologia EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
No EAD Pleno São Luís cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Material didático

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos EAD Pleno São Luís contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
Avaliação - Etapa 2
A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

Encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização da atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3
No EAD Pleno São Luís, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Faculdade de Educação São Luis EAD visa formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio e gestão escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O curso contribui ainda para o posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem. 

Nossa proposta pedagógica foi construída de acordo com as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006, Diário Oficial da União, Brasília de 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11; e também de acordo com as diretrizes do Parecer CNE/CP n.º 2 de 09 de junho de 2015, que institui a carga horária para os cursos de formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.

 

Este curso visa também forma o profissional pedagogo para atuar na docência, na participação da gestão e da avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas. Deste modo, propõe formar o docente participante na organização e na gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação, de projetos e experiências educativas não-escolares e na produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Ademais, o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Faculdade de Educação São Luís EAD, tende à contribuir para uma sólida formação teórico-metodológica para a atuação profissional em diferentes espaços institucionais, assegurando referenciais de análise e interpretação da realidade, além de temáticas de estudo como o trabalho democrático no desenvolvimento da gestão escolar e as atribuições do pedagogo para tal função.

Grade curricular

Semestre 1
Módulo 1 A
História da Educação
60h
Prática Textual em Língua Portuguesa
60h
Formação Docente para a Diversidade
60h
Módulo 1 B
Escola e Sociedade
60h
Filosofia da Educação
60h
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
60h
Atividade Formativa I
50h
Semestre 2
Módulo 2 A
Novos Caminhos para Profissionais da Educação
30h
Psicologia da Educação
60h
Educação Ambiental e Cidadania
30h
Módulo 2 B
Sociologia da Educação
45h
Psicologia do Desenvolvimento
45h
Libras - Língua Brasileira de Sinais
60h
Atividade Formativa II
50h
Semestre 3
Módulo 3 A
Antropologia da Educação
30h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
30h
Legislação Educacional
60h
Módulo 3 B
Didática
90h
Educação e Ludicidade
60h
Currículo e Planejamento da Educação Básica
60h
Atividade Formativa III
50h
Semestre 4
Módulo 4 A
Fundamentos da Educação Pedagógica
60h
Metodologia do Ensino de Arte
60h
Alfabetização e Letramento: conceitos e processos
60h
Módulo 4 B
Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade na Educação
60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
60h
Atividade Formativa IV
50h
Semestre 5
Módulo 5 A
Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil
60h
Organização Didática da Educação Infantil
90h
Alfabetização e Letramento: desenvolvimento e apropriação
60h
Estágio Supervisionado I
100h
Módulo 5 B
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
60h
Transversalidade na Educação
30h
Atividade Formativa V
50h
Semestre 6
Módulo 6 A
Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
30h
Organização Didática do Ensino Fundamental
90h
Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
60h
Estágio Supervisionado II
100h
Módulo 6 B
Metodologia do Ensino de História e Geografia
60h
Avaliação da Aprendizagem
60h
Atividade Formativa VI
50h
Semestre 7
Módulo 7 A
Organização Didática do Ensino Médio
60h
Educação de Jovens e Adultos
60h
Estágio Supervisionado III
100h
Módulo 7 B
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes
30h
Gestão Educacional
60h
Atividade Formativa VII
50h
Tópicos Especiais
30h
Semestre 8
Módulo 8 A
Empreendedorismo na Educação
60h
Pedagogia em Espaços não Escolares
60h
Orientação e Supervisão Educacional
60h
Estágio Supervisionado na Educação Básica III
100h
Módulo 8 B
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40h
Pensamento Científico na Educação
45h
Atividade Formativa VIII
50h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)
200h
Carga horária total do curso:
3365h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

Cláudio Joaquim Rezende: Mestrado em Filosofia Política; Especialização em Filosofia Política: Marxismo Ocidental; Graduação em Licenciatura em Filosofia.

Ivo José Triches: Mestrado em Engenharia de Produção; Especialização em Filosofia Clínica; Especialização em Filosofia Política; Especialização em Pensamento Contemporâneo - Séc. XX; Graduação em Filosofia.

Luciana Pereira da Silva: Pós-doutorado em Linguística.

Margarete Terezinha de Andrade Costa – Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês

Maristela Carneiro: Pós-Doutoranda em História, Doutora em História, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, Licenciada em História, Licenciada em Filosofia

Odilon José Roble: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Filosofia; Graduação em Educação Física. 

Otto Leopoldo Wink: Doutorado em Letras; Mestrado em Letras; Especialização em Filosofia: ênfase em ética; Graduação em Bacharelado em Teologia