Metodologia do curso

A metodologia de ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia a distância é predominantemente, ativa, centrada no diálogo e na interação na construção do conhecimento. Portanto, os aspectos metodológicos do curso de Pedagogia a distância, unem uma aprendizagem cooperativa com o uso das novas tecnologias aplicadas à educação.

O material didático é considerado elemento muito importante na educação a distância, porque se configura como um mediador que traz em seu núcleo a concepção pedagógica que guiará a aprendizagem. Para isso os textos são estruturados não apenas através dos conteúdos temáticos, mas também mediante um conjunto de atividades para que o aluno coloque em ação seus recursos, estratégias e habilidades, e participe ativamente do processo de construção do seu próprio saber. No ambiente virtual de aprendizagem, o aluno terá acesso ao material na versão PDF com possibilidades de interatividade através de links que facilitarão a aprendizagem e deixarão a leitura mais dinâmica e ampla.

Assim, os princípios metodológicos norteadores do ensino e da aprendizagem inferem que a formação do estudante, no curso de Pedagogia a distância, precisa estar intrinsecamente relacionada com o uso das modernas ferramentas e tecnologias da comunicação e informação, bem como com a prática docente e com o conhecimento pedagógico. Deste modo, os conteúdos são organizados e abordados numa dimensão curricular e metodológica interdisciplinar e plenamente participativa, com apoio e foco no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - do curso. Sendo assim, a metodologia visa a empreender as novas tecnologias, a fim de estimular o aluno a buscar informações e flexibilizar o acesso ao conhecimento.

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Faculdade de Educação São Luís está elaborada a partir das diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, conforme Resolução do CNE, e direcionada às boas práticas da educação a distância. A organização curricular é constituída por módulos de forma que seus componentes curriculares evidenciem interdisciplinaridade e o cumprimento da formação dos objetivos do curso, perfil do egresso, habilidades e competências. Desta forma, a metodologia do ensino a distância da Faculdade de Educação São Luís, foi desenvolvida para que os estudantes tenham acesso ao curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, disponibilizado pela internet pelo portal de estudos: AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e também por meio de materiais didáticos físicos (livros e DVDs) preparado por professores qualificados e renomados. O estudo por meio de cursos a distância da Faculdade de Educação São Luís permite a mobilidade e a flexibilidade de horário para quem não possui disponibilidade de realizar cursos presenciais.

Objetivo do curso

O Curso de Pedagogia tem como principais objetivos formar os profissionais da educação habilitados para atuar no ensino da Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais escolares e não-escolares e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, observando princípios norteadores desse preparo para o exercício profissional específico, que considerem:

  1. Compromisso social com sua profissão e com os atos dela decorrentes;
  2. Competência como concepção nuclear na orientação do curso;

III.          Capacidade para a gestão democrática como instrumento pela qualidade do projeto educativo;

  1. A coerência entre formação oferecida e a prática esperada do futuro professor, tendo em vista:
    • A simetria invertida, na qual o preparo do professor, por ocorrer em lugar similar àquele em que vai atuar, demanda consistência entre o que faz na formação e o que dele se espera;
    • A aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, habilidades e valores em interação com a realidade e com os demais indivíduos,
    • Os conteúdos como meio e suporte para a constituição das competências;
    • A avaliação como parte integrante do processo de formação, que possibilite o diagnóstico de lacunas e a aferição dos resultados alcançados, consideradas as competências a serem constituídas e a identificação das mudanças de percurso eventualmente necessárias;
    • A pesquisa com foco tanto na educação como prática social quanto no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ambos processos dispõem de conhecimento que norteiam a ação.

O curso de Pedagogia tem ainda como objetivo oferecer aos alunos uma formação global, possibilitando o desenvolvimento da reflexão, capaz de trazer à consciência a condição humana, em todos os aspectos, valores e fatores culturais, ambientais, regionais, políticos, psicológicos e biológicos;  proporcionar uma formação de profissionais com senso crítico, conscientes da relevância do exercício competente e ético da docência e gestão educacional em contextos escolares e não escolares, e comprometidos com a promoção do ser humano em todos os sentidos.

Por fim, o curso sob um aspecto amplo e geral, visa à interdisciplinaridade que se constitui a partir da atual necessidade do mundo científico em compartilhar teorias, práticas e ações afins, voltadas à contextualização e fomento da interação entre pesquisa (iniciação científica e práticas de investigação), ensino e extensão.

Grade curricular



Semestre 1
Módulo 1 A
História da Educação
60h
Prática Textual em Língua Portuguesa
60h
Formação Docente para a Diversidade
60h
Módulo 1 B
Escola e Sociedade
30h
Filosofia da Educação
60h
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
60h
Atividade Formativa I
50h
Projeto Integrador I
5h
Semestre 2
Módulo 2 A
Novos Caminhos para Profissionais da Educação
30h
Psicologia da Educação
60h
Educação Ambiental e Cidadania
30h
Módulo 2 B
Sociologia da Educação
45h
Psicologia do Desenvolvimento
45h
Libras - Língua Brasileira de Sinais
60h
Atividade Formativa II
50h
Projeto Integrador II
5h
Semestre 3
Módulo 3 A
Antropologia da Educação
30h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
30h
Legislação Educacional
60h
Módulo 3 B
Didática
80h
Educação e Ludicidade
60h
Currículo e Planejamento da Educação Básica
60h
Atividade Formativa III
50h
Projeto Integrador III
5h
Semestre 4
Módulo 4 A
Fundamentos da Ação Pedagógica
60h
Metodologia do Ensino de Arte
60h
Alfabetização e Letramento: conceitos e processos
60h
Módulo 4 B
Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade
60h
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
60h
Atividade Formativa IV
50h
Projeto Integrador IV
5h
Semestre 5
Módulo 5 A
Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil
60h
Organização Didática da Educação Infantil
90h
Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação
60h
Estágio Supervisionado I
100h
Módulo 5 B
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
60h
Transversalidade na Educação
30h
Atividade Formativa V
50h
Projeto Integrador V
5h
Semestre 6
Módulo 6 A
Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
30h
Organização Didática do Ensino Fundamental
90h
Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
60h
Estágio Supervisionado II
100h
Módulo 6 B
Metodologia do Ensino de História e Geografia
60h
Avaliação da Aprendizagem
60h
Atividade Formativa VI
50h
Projeto Integrador VI
5h
Semestre 7
Módulo 7 A
Organização Didática do Ensino Médio
60h
Educação de Jovens e Adultos
60h
Estágio Supervisionado III
100h
Módulo 7 B
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes
30h
Gestão Educacional
60h
Tópicos Especiais
30h
Atividade Formativa VII
50h
Projeto Integrador VII
5h
Semestre 8
Módulo 8 A
Empreendedorismo na Educação
60h
Pedagogia em Espaços não Escolares
60h
Orientação e Supervisão Educacional
60h
Estágio Supervisionado IV
100h
Módulo 8 B
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
40h
Atividade Formativa VIII
50h
Projeto Integrador VIII
5h
Pensamento Científico na Educação
45h
Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo)
200h
Carga horária total do curso:
3365h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontros presenciais

Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;
Avaliação - Etapa 4
Você terá um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Médio (declaração, certificado, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Vídeos

youtube cover
youtube cover
youtube cover
youtube cover
youtube cover
youtube cover
youtube cover
youtube cover

Conheça o Coordenador

youtube cover
Coordenador do curso PEDAGOGIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís. Tem experiência na área de Didática, com ênfase em Gênero e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e formação de professores.


Fale com a coordenadora: pedagogia@saoluis.br