Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltada a Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. Ajudar o profissional a identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e entender como a psicopedagogia pode atuar em busca da aquisição da aprendizagem.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
135h
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
75h
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
75h
LETRAMENTO NO BRASIL
75h
PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
75h
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
75h
PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO
135h
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
75h
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
75h
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
135h
Carga horária total do curso:
1080h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia

O curso de Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia é voltado aos profissionais da área da educação que desejam obter especialização para entender as dificuldades de aprendizagem e a correta aplicação de práticas da Psicopedagogia em turmas de Alfabetização e Letramento.

Para entender um pouco mais, fique atento ao texto abaixo para saber exatamente O que é psicopedagogia institucional.

A Psicopedagogia Institucional é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. O profissional habilitado em Psicopedagogia Institucional precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir tanto no ato de aprender como no de ensinar.

O trabalho do profissional especializado nessa área pode ser exercido em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros.

Para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da Psicopedagogia Institucional na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, professores, direção, pais, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.

Ele é o profissional que auxilia a direção a implantar metodologias de ensino e práticas pedagógicas que beneficiam a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Para exercer essas atividades, os profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou qualquer licenciatura, precisam cursar uma Pós-graduação em psicopedagogia institucional.

O aluno desse curso também aprende conceitos e técnicas a serem aplicados na etapa de Alfabetização e Letramento, tendo a disposição aulas que ofertam aos profissionais da Educação uma reflexão teórica e prática sobre o ensino da leitura e da escrita, com o aperfeiçoamento das metodologias e técnicas voltadas ao ensino nas séries iniciais. A alfabetização e letramento nas séries iniciais deve fazer com que a criança interaja com o caráter social da escrita. Na pós-graduação da São Luís, o docente vai entender mais sobre esse assunto, aprendendo técnicas e atividades para serem aplicadas em sala de aula.

Portanto, O Programa de Especialização Docente com ênfase em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional do EAD Pleno São Luís forma profissionais capacitados a atuar na condução didática para atuação no campo da alfabetização e letramento, além de atuar com a psicopedagogia como ferramenta para solucionar as dificuldades dos alunos em sala de aula.

O mais completo curso de Pós-graduação EAD

O Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia do EAD Pleno São Luís conta com um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Torne-se mais competitivo no mercado de trabalho! Dê um grande salto na sua carreira! Inicie agora mesmo uma Pós-Graduação EAD com a São Luís!

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
– Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia;

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Luiz Percival Leme de Britto: Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística; Graduação em Letras.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva: Pós-doutorado em Lingüística; Doutorado em História; Mestrado em Distúrbios da Comunicação; Graduação em Fonoaudiologia.

Alexandre Bergamo: Pós-doutorado em Sociologia; Doutorado em Sociologia; Mestrado em Sociologia; Graduação em Ciências Sociais.

Maria Auxiliadora Cavazotti: Pós-doutorado em Educação; Doutorado em História e Filosofia da Educação; Mestrado em História e Filosofia da Educação; Graduação em Pedagogia; Graduação em Filosofia.

Marta Morais da Costa: Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.

Claudia Rosa Riolfi: Pós-Doutorado em Lingüística e Educação; Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística Aplicada; Graduação em Letras.

Patrícia Corsino: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia.

Daniela de Oliveira Guimarães: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Psicologia.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Fernando Wolff Mendonça: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia;

Mari Ângela Calderari Oliveira: Mestrado em Educação; Especialização em Psicologia Aplicada ao Social; Graduação em Psicologia.

Dayse Carla Gênero Serra: Doutorado em Psicologia Clínica; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia Educacional; Especialização em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia.

Irene Carmen Piconi Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em psicopedagogia; Especialização em antrolopologia cultural; Graduação em psicologia.

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

José Raimundo Facion: Pós-Doutorado em Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Pós-Doutorado Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Doutorado em Kinder Und Jugendpsychiatrie; Graduação em Psicologia.

Márcia Maria Stival: Doutorado em andamento em Psicologia; Curso de Didática no Ensino Superior; Especialização Educação Especial; Graduação em Musicoterapia;

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho: Doutorado em Educação Matemática; Mestrado em Matemática; Graduação em andamento em Psicologia; Graduação em Matemática.

Magna Natália Marin Pires: Doutorado em Ciências e Educação Matemática; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática.

Marilda Trecenti Gomes: Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática; Graduação em Química; Graduação em Ciências.

Luiz Fernando Rankel: Mestrado em História; Graduação em História

Rosângela Maria Stahlschmidt: Mestrado em Educação; Especialização em Metodologia para o ensino da matemática; Graduação em Ciências habilitação Matemática; Graduação em Pedagogia.

Leociléia Aparecida Vieira: Mestrado em Educação; Graduação em Biblioteconomia;

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutorado em andamento em Educação; Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Especialização em Administração Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Orientação Educacional; Especialização em Didática do Ensino Superior; Graduação em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia em Magistério das Matérias Ped. do E.M.. 

Proposta

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, elucidando   a condução didática para atuação na prática pedagógica em classes de Alfabetização e Letramento. Trabalha os   principais  fatores da dificuldade de aprendizagem e como a psicopedagogia pode ajudar nesses casos. 

Modalidade de ensino

Voc ecirc; opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público - alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Videoaula demonstrativa