Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso objetiva desenvolver habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência, proporcionando conhecimentos sobre a formulação e implantação da educação de jovens e adultos.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS EM EJA I
75h
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA
75h
FUNDAMENTOS GERAIS DA EDUCAÇÃO
75h
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que foi criada pelo Governo Federal, ela é destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

Segundo o Censo da Educação Básica, em 2018, o número de jovens e adultos matriculados no EJA chegou a 3,5 milhões de pessoas.

Com a EJA, o aluno pode retomar os estudos e os concluir em menos tempo. Dessa forma ele tem acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho ou pode ingressar em um curso do ensino superior.

A Educação de Jovens e Adultos é ofertada nas modalidades de ensino presencial e a distância (EAD).

As diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos, lançada em 2000 estabelecem algumas determinações quanto idade e tempo de ensino. São elas:

  • EJA Ensino Fundamental: é destinada a jovens com mais de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Tem duração média de 2 anos para a conclusão.
  • EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno poderá realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo de conclusão é de 18 meses, em média.

A educação de jovens e adultos também foi incluída no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 9 de janeiro de 2001, pelo Governo Federal.

Entre as metas estabelecidas pelo PNE para a EJA, destacam-se:

– criação de programas com a finalidade de alfabetizar dez milhões de jovens e adultos,

em cinco anos e, até o final da década, a superação dos índices de analfabetismo;

– garantia da oferta, em cinco anos, de EJA equivalente às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental para 50% da população de 15 anos e mais, que não tenha atingido

esse nível de escolaridade;

– inclusão, a partir da aprovação do PNE, da EJA nas formas de financiamento da

Educação Básica (BRASIL, 2001).

Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

O curso de Pós-graduação de Jovens e Adultos oferecidos pelo EAD Pleno São Luís é destinado a educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

No decorrer do curso, o docente terá uma formação especializada na elaboração de estratégias, atividades criativas de ensino-aprendizagem e alternativas necessárias para o desenvolvimento adequado da Educação de Jovens e Adultos.

O mais completo curso de Pós-graduação em EJA a distância

O Curso de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Luis Oscar Ramos Corrêa: Mestrado em Educação; Especialização em Educação de Adultos; Especialização em Gestão Universitária.

Edna Tamarozzi: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia.

Renato Pontes Costa: Mestrado em Educação; Graduação em Filosofia.

Elizabete dos Santos: Mestrado em Tecnologia; Especialização em Metodologia de 1.º e 2.º grau; Graduação em Psicologia.

Jairo Marçal: Doutorado em andamento em Filosofia; Mestrado em Filosofia; Especialização em Antropologia Filosófica; Graduação em Filosofia.

Teófilo Bacha Filho: Graduação em Direito.

Ana Claudia Urban: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação, Fundamentos e Metodologia; Graduação em História.

Christiane Martinatti Maia: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Graduação em Pedagogia.

Maria Fani Scheibel: Pós-doutorado em Educação; Doutorado em Ciências da Educação; Mestrado em Planejamento da Educação; Especialização em Planejamento na Educação; Graduação em Pedagogia.

 

Proposta

O curso de Especialização Docente em Educação de Jovens e Adultos contribui para a formação de docentes especializados na elaboração de estratégias, atividades criativas de ensino-aprendizagem e alternativas necessárias para o desenvolvimento adequado da EJA.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Videoaula demonstrativa