Metodologia EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
No EAD Pleno São Luís cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Material didático

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos EAD Pleno São Luís contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
Avaliação - Etapa 2
A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização da atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3
No EAD Pleno São Luís, os alunos têm liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
75h
CURRÍCULO E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
75h
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
75h
PROJETOS INTEGRADOS E PARTICIPATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Educação do campo

A Educação do Campo é uma modalidade da educação voltada aos espaços denominados rurais. A área de atuação é bastante ampla, compreendendo espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas. Também serve como denominação da educação para comunidades quilombolas, em assentamento ou indígena.

A Constituição Brasileira, em suas Diretrizes para a Educação Básica estabelece normas para a Educação do Campo:

Art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

  • conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;
  • organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;
  • adequação à natureza do trabalho na zona rural.

Parágrafo único. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar. (Incluído pela Lei nº 12.960, de 2014).

Pós-graduação em Educação no Campo

O profissional especializado em Educação do Campo pode atuar como docente em escolas do campo, conforme citado acima. O curso do EAD Pleno São Luís oferece subsídios e fortalece as bases pedagógicas e as práticas no trabalho em sala de aula com os alunos. Além disso, esse profissional deve ser capacitado a atuar de forma que compensem as desvantagens educacionais sofridas pelas populações rurais.

Entre as disciplinas ofertadas estão: Fundamentos da Educação do Campo, Currículo e metodologias da Educação do Campo, Práticas Pedagógicas da Educação do Campo, Projetos Integrados e Participativos na Educação do Campo.

Essa pós-graduação é indicada aos profissionais da educação que desejam atuar em escolas do campo ou tenham afinidade e interesse pelo tema proposto.

O mais completo curso de Pós-graduação em Educação do Campo a distância

O Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo da São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia;

Camila Casteliano Pereira – Pedagoga pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Amilcar Marcel de Souza – Mestre em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Engenharia Florestal na Universidade de São Paulo (USP);

Proposta

O curso de especialização docente em Educação do campo oferece subsídios e fortalece as bases pedagógicas e as práticas no trabalho com os discentes, considerando a realidade de seu entorno, fundamental para a ação pedagógica voltada à educação do campo.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público - alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.