Grade curricular
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
Metodologia
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Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial. -
Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado. -
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Sistema de avaliações EAD
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.


Encontro presencial
O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.


Conheça o material didático





AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.









Veja alguns depoimentos espontâneos recentes
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Gostaria imensamente de agradecer a todos da instituição faculdade são Luis já fiz 3 pós graduação lá e só tenho agradecimento atendimento de primeira portal de fácil acesso quero muito agradecer a Elaine e a Rosana que sempre nos dar suporte, são uma instituição seria e super comprometida e atenciosa com seus alunos gratidão a todos.
Roseane - 05/05/2025
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Fiz minha segunda pós graduação na faculdade São Luís , a professora Rosana e todas da equipe sempre pronta a me ajudar. Fiquei receosa por ser online, mas com dedicação e paciência das profissionais foi uma experiência única . Gratidão a todos , continuem assim !!
Jéssica - 20/05/2025
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Gostei do curso, recomendo. Bons livros e uma explicação dentro do que é no livro. Uma curso excelente. Rachel
Rachel - 07/05/2025
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Boom dia só quero agradecer as professoras Elaine e Rosana pelo atendimento e contato com as professoras Elaine e Rosana por toda dedicação e empenho por auxiliar os alunos gratidão eterna
Roseane - 01/05/2025
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Um material bem completo, de fácil entendimento e com bastante conteúdo. Satisfatório.
Daviane - 10/03/2025
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Amando o material e o suporte dado aos estudantes!
Denise - 27/02/2025
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É minha segunda pós graduação e estou amando. O material condiz com as aulas e isso nos auxilia muito na hora de estudar. Material muito bem elaborado e aulas bem dinâmicas.
Ana - 22/01/2025
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Amei o curso!
Silvia - 17/01/2025
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As aulas são excelentes, os professores com muita propriedade nos conteúdos. Atendimento da secretaria virtual respondem rápido. O curso tem me ajudado muito em minha prática docente.
Eliana - 06/01/2025
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As aulas são bem explicadas e o material é muito bom.
Lucilda - 06/12/2024
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Aula perfeita, tudo super didático
Gisele - 26/11/2024
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Obrigada pelo material e pelas aulas, tudo ótimo
Angela - 19/11/2024
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Aulas bem praticas e contextualizadas, muito bom.
Diego - 12/11/2024
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Material muito completo, com linguagem atual e exemplos ricos.
Luiza - 05/11/2024
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Gostei muito pois os materiais são excelentes os professores são bem capacitados e o pessoal do polo também presta um serviço excelente me fornecendo uma atenção com dedicação tirando todas as dúvidas necessárias.
Julia - 29/10/2024
O que eu preciso para fazer minha matrícula?
- Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
- Cópia simples do CPF;
- Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Educação especial com ênfase em deficiência intelectual
Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual (AAID), ela pode ser caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, o chamado QI. Essa característica precisa estar ligada a limitações em pelo menos duas áreas. Entre elas: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, determinação, funções acadêmicas, trabalho e lazer.
Os sintomas de deficiência intelectual precisam ser avaliados por uma equipe médica, visto que cada caso e tipo de deficiência tem características distintas. As causas podem ser tanto genéticas quanto não genéticas. As causas não genéticas podem ter origem em complicações durante a gravidez (como por exemplo rubéola, uso de drogas, abuso de álcool, desnutrição materna), problemas no nascimento (prematuridade, falta de oxigênio, traumatismos), ou deficiências específicas, como TDA, TDAH, autismo e ainda doenças e condições que podem afetar a saúde da criança, como sarampo, meningite, desnutrição, exposição a chumbo e mercúrio, entre outras.
De qualquer forma, é imprescindível lembrar que alunos com alguma deficiência intelectual têm direito a educação garantidas em lei, portanto as escolas, equipes pedagógicas e docentes precisam estar preparados para receber esses alunos.
Especialistas na área apontam que existem três principais dificuldades enfrentadas por esses alunos, como obstáculos na comunicação, na interação e menor capacidade para entender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente.
Alunos com essas dificuldades precisam de organização e uma rotina específica, para que tenham sucesso no desenvolvimento, portanto, muitas vezes os professores precisam estar preparados para aplicar atividades pedagógicas para deficientes intelectuais que sejam específicas para cada caso. Essas atividades podem ser desenvolvidas por meio de jogos para deficientes intelectuais, que são uma forma criativa e divertida de estimular a mente e aprendizado desse aluno.
Pós-graduação em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual
Para trabalhar em escolas inclusivas ou em escolas que tenham alunos com deficiência intelectual em suas turmas, o professor precisa estar preparado para os desafios e no desenvolvimento de Atividades para deficientes intelectuais.
No curso de pós-graduação do EAD Pleno São Luís, o aluno terá acesso a conteúdos que irão prepará-lo para o dia a dia na sala de aula.
O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.
Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.
Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.
Sobre o curso
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual oferece subsídios teórico-metodológicos para profissionais que atuam ou desejam atuar no ensino regular ou no Atendimento Educacional Especializado com alunos público-alvo da Educação Especial.
O curso oferece uma visão ampla sobre as deficiências e os transtornos, com foco na deficiência intelectual e sua relação com o aprendizado. De modo contextualizado são abordados temas como causas e características, importância de diagnóstico e encaminhamento para terapias complementares, papel da família e dos agentes educacionais, desenvolvimento da fala e da linguagem, entre outros.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a desenvolver habilidades que promovam a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social de estudantes com deficiência intelectual.
Objetivo
O curso tem como objetivo dar subsídios aos profissionais que atuam na Educação Especial e no ensino regular, buscando contribuir para o desenvolvimento, a autonomia, a aprendizagem e a inclusão de alunos com transtorno ou deficiência, principalmente com deficiência intelectual.
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que não tenham formação na área e demonstrem interesse pelo tema.