Objetivo do curso

O curso tem como objetivo aprimorar o repertório e as técnicas dos profissionais docentes que atuam nas salas de aula comuns das escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado. Dessa maneira, instrumentaliza o profissional por meio de fundamentos teóricos e metodológicos que o auxiliam e o preparam para o trabalho com alunos com deficiência intelectual.

Grade curricular



-
Disciplinas
NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
75h
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
75h
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
75h
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
75h
TECNOLOGIA ASSISTIVA
75h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
75h
Carga horária total do curso:
600h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Educação especial com ênfase em deficiência intelectual

Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual (AAID), ela pode ser caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, o chamado QI. Essa característica precisa estar ligada a limitações em pelo menos duas áreas. Entre elas: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, determinação, funções acadêmicas, trabalho e lazer.

Os sintomas de deficiência intelectual precisam ser avaliados por uma equipe médica, visto que cada caso e tipo de deficiência tem características distintas. As causas podem ser tanto genéticas quanto não genéticas. As causas não genéticas podem ter origem em complicações durante a gravidez (como por exemplo rubéola, uso de drogas, abuso de álcool, desnutrição materna), problemas no nascimento (prematuridade, falta de oxigênio, traumatismos), ou deficiências específicas, como TDA, TDAH, autismo e ainda doenças e condições que podem afetar a saúde da criança, como sarampo, meningite, desnutrição, exposição a chumbo e mercúrio, entre outras.

De qualquer forma, é imprescindível lembrar que alunos com alguma deficiência intelectual têm direito a educação garantidas em lei, portanto as escolas, equipes pedagógicas e docentes precisam estar preparados para receber esses alunos.

Especialistas na área apontam que existem três principais dificuldades enfrentadas por esses alunos, como obstáculos na comunicação, na interação e menor capacidade para entender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente.

Alunos com essas dificuldades precisam de organização e uma rotina específica, para que tenham sucesso no desenvolvimento, portanto, muitas vezes os professores precisam estar preparados para aplicar atividades pedagógicas para deficientes intelectuais que sejam específicas para cada caso. Essas atividades podem ser desenvolvidas por meio de jogos para deficientes intelectuais, que são uma forma criativa e divertida de estimular a mente e aprendizado desse aluno.

Pós-graduação em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual

Para trabalhar em escolas inclusivas ou em escolas que tenham alunos com deficiência intelectual em suas turmas, o professor precisa estar preparado para os desafios e no desenvolvimento de Atividades para deficientes intelectuais.

No curso de pós-graduação do EAD Pleno São Luís, o aluno terá acesso a conteúdos que irão prepará-lo para o dia a dia na sala de aula.

O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

Autores do material didático

O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

 

Os livros foram escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. As videoaulas são elaboradas por estes mesmos autores/professores, sendo nossa metodologia de ensino adequada às necessidades dos nossos alunos.

Proposta

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual é destinado à preparação adequada do profissional docente, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias metodológicas e a garantia de uma educação inclusiva ao deficiente intelectual. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

- Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.