Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

Dar subsídios teóricos e metodológicos necessários à reflexão e prática docente especializada, destinada às pessoas com deficiência intelectual, física e psicomotora.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
75h
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
75h
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
75h
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
75h
TECNOLOGIA ASSISTIVA
75h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
75h
Carga horária total do curso:
600h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Educação especial com ênfase em deficiência Intelectual, Física e Psicomotora

O conceito de Gestão Pública está relacionado ao papel de “administrar” os bens e patrimônios públicos. O profissional que busca uma especialização nessa área precisa ter interesse e afinidade pela área social, além de ter aptidão para administrar organizações do setor público, planejar e gerenciar o orçamento e os programas governamentais, com foco sempre no bem comum da coletividade.

Para que possamos criar uma escola de fato inclusiva, é preciso que a equipe e professores, bem como toda comunidade escolar, estejam atentos e aptos a receber todos os tipos de alunos. Essa captação é necessária para que alunos portadores de necessidades especiais tenham o atendimento necessário e uma aprendizagem eficaz.

Para isso, é necessário criar atividades pedagógicas para deficientes intelectuais, pensar em Atividades Psicomotoras, entre outras ferramentas e práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento desses alunos.

Cada tipo de deficiência precisa de um atendimento especializado, que atenda as necessidades específicas desse aluno.

Deficiência Intelectual: Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual (AAID), ela pode ser caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, o chamado QI. Essa característica precisa estar ligada a limitações em pelo menos duas áreas. Entre elas: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, determinação, funções acadêmicas, trabalho e lazer.

Deficiência Física: A deficiência física ou deficiência motora é constituída por uma limitação do funcionamento físico-motor da criança. Geralmente, esses problemas ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, levando a um mau funcionamento ou paralisia dos membros superiores e/ou inferiores.

Distúrbios Psicomotores: se caracterizam como uma das causas da dificuldade de aprendizagem. As crianças com instabilidade ou inibição psicomotora são portadoras de reduzida visão espaço-temporal, coordenação óculo-manual deficiente, dificuldades com a lateralidade e distorções na imagem corporal.

Pós-graduação em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual

Para atender alunos em escolas que trabalhem com inclusão, o professor precisa estar preparado com Atividades para deficientes intelectuais, desenvolvimento de jogos para deficientes intelectuais e atividades de Educação psicomotora. Mas antes, esse professor necessita de uma capacitação que o qualifique a entender as necessidades de cada aluno e particularidades de cada tipo de deficiência.

No curso de pós-graduação do EAD Pleno São Luís, o aluno terá acesso a conteúdos que irão prepará-lo para o dia a dia na sala de aula, ele também vai entender um pouco mais sobre os sintomas de deficiência intelectual, características das deficiências físicas e psicomotoras.

Durante as 600 horas do curso, o aluno irá ter acesso aos seguintes materiais: Formação Docente Para A Diversidade, Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação, Deficiência Intelectual, Física E Psicomotora, Educação Psicomotora, Diversidade Na Aprendizagem De Pessoas Com Necessidades Especiais, Transtornos Globais De Desenvolvimento (TGD) E Altas Habilidades, Fundamentos Da Educação Especial, Metodologia Do Ensino Da Educação Especial, Tecnologia Assistiva, E Comunicação Alternativa.

O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

José Raimundo Facion: Pós-Doutorado em Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Pós-Doutorado Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Doutorado em Kinder Und Jugendpsychiatrie; Graduação em Psicologia.

Márcia Maria Stival: Doutorado em andamento em Psicologia; Curso de Didática no Ensino Superior; Especialização Educação Especial; Graduação em Musicoterapia.

Proposta

A escola inclusiva precisa contar com profissionais especializados, formando uma equipe multidisciplinar para acolher e estimular todas as diferenças, das individuais, às coletivas.

Para tanto, o Programa de Especialização Docente de Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora propõe, por meio de estudos teóricos e práticos, a instrumentalização do profissional docente para atuar no atendimento especializado de alunos com deficiência intelectual, física e/ou psicomotora.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.