Objetivo do curso

O curso objetiva atualizar e aprofundar conhecimentos em Sistema braille para capacitar os profissionais docentes que atuam em instituições escolares, centros especializados e no atendimento escolar especializado, instrumentalizando-os para o trabalho com deficientes visuais e cegos, de forma a promover a inclusão dessas pessoas na escola e na sociedade.

Grade curricular



-
Disciplinas
NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
75h
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
75h
DEFICIÊNCIA VISUAL COM ÊNFASE EM BRAILLE
75h
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
75h
TECNOLOGIA ASSISTIVA
75h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
75h
Carga horária total do curso:
600h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Educação especial com ênfase em deficiência visual e sistema Braile

Assim como o atendimento aos alunos com algum tipo de deficiência, o acesso à educação dos alunos com Deficiência visual ou baixa visão é garantido por lei. O Projeto de Lei 444/11 assegura isso:

  • Art. 1º. Esta lei assegura a alfabetização em braile.
  • Art. 2º. É assegurado ao aluno o acesso à alfabetização por meio do sistema de leitura em braile nas instituições de ensino públicas e privadas quando assim solicitado.

Em sala de aula, esses alunos precisam de um sistema de um processo de escrita e leitura diferenciado em relação aos demais alunos, o Sistema braile.

O alfabeto Braille foi criado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. O Braille é um sistema de escrita tátil, que é utilizado pelas pessoas cegas ou com baixa visão. Tradicionalmente, ele é escrito em papel relevo. Os caracteres são indicados a partir de seis pontos, com eles é possível fazer 63 combinações que representem letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais. Para escrever em braile as pessoas com deficiência visual podem utilizar uma máquina ou fazer manualmente.

Na sala de aula comum ou em escolas especializadas na Educação especial, é necessário que o professor desenvolva atividades e um Plano de aula para deficiente visual. O uso de recursos tecnológicos também se torna essencial na prática das atividades acadêmicas desses alunos. Entre os materiais que podem ter uma finalidade pedagógica no desenvolvimento do ensino estão: computador; gravador; arquivos em formato eletrônico (textos, slides, filmes); reglete (um instrumento usado para escrita manual do Braille) e punção (espécie de lápis).

Portanto, para atender com qualidade os alunos com deficiência visual ou baixa visão, o docente deve estar preparado e conhecer as ferramentas que pode utilizar no dia a dia para garantir um ensino de qualidade.

Pós-graduação em Educação especial com ênfase em deficiência visual e sistema Braile

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille destina-se à capacitação do profissional docente que atua em espaços educativos com deficientes visuais e pessoas cegas, por meio de fundamentação teórica e estratégias metodológicas que garantem a educação inclusiva.

O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

Autores do material didático

O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

 

Os livros foram escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. As videoaulas são elaboradas por estes mesmos autores/professores, sendo nossa metodologia de ensino adequada às necessidades dos nossos alunos.

Proposta

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille destina-se à capacitação do profissional docente que atua em espaços educativos com deficientes visuais e pessoas cegas, por meio de fundamentação teórica e estratégias metodológicas que garantem a educação inclusiva. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

- Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

 

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.