Grade curricular



-
Disciplinas
Novos Paradigmas Educacionais
75h
Novos Caminhos para Profissionais da Educação
75h
Estudar e Aprender a Distância
135h
Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
75h
Temas Sociais e Educacionais Contemporâneos
75h
Práticas Pedagógicas Inclusivas
75h
Políticas Públicas em Educação Especial
75h
Pensamento Científico na Educação
135h
Transtornos do Neurodesenvolvimento
75h
Tecnologias Assistivas
75h
Língua Brasileira de Sinais - Libras
75h
Comunicação Suplementar e Alternativa
75h
Metodologia do Ensino da Educação Especial
135h
Alfabetização e Letramento na Educação Inclusiva
75h
Fundamentos Histórico-Biológicos e Legais da Surdez
75h
Surdez e Deficiência Auditiva na Educação Inclusiva
75h
Sociedade e Acessibilidade
135h
Carga horária total do curso:
1515h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Metodologia

  • Os livros são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
    Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
  • Com livros , videoaula e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
    Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
  • Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
    Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Veja alguns depoimentos espontâneos recentes

  • Gostaria imensamente de agradecer a todos da instituição faculdade são Luis já fiz 3 pós graduação lá e só tenho agradecimento atendimento de primeira portal de fácil acesso quero muito agradecer a Elaine e a Rosana que sempre nos dar suporte, são uma instituição seria e super comprometida e atenciosa com seus alunos gratidão a todos.

    Roseane - 05/05/2025

  • Fiz minha segunda pós graduação na faculdade São Luís , a professora Rosana e todas da equipe sempre pronta a me ajudar. Fiquei receosa por ser online, mas com dedicação e paciência das profissionais foi uma experiência única . Gratidão a todos , continuem assim !!

    Jéssica - 20/05/2025

  • Gostei do curso, recomendo. Bons livros e uma explicação dentro do que é no livro. Uma curso excelente. Rachel

    Rachel - 07/05/2025

  • Boom dia só quero agradecer as professoras Elaine e Rosana pelo atendimento e contato com as professoras Elaine e Rosana por toda dedicação e empenho por auxiliar os alunos gratidão eterna

    Roseane - 01/05/2025

  • Um material bem completo, de fácil entendimento e com bastante conteúdo. Satisfatório.

    Daviane - 10/03/2025

  • Amando o material e o suporte dado aos estudantes!

    Denise - 27/02/2025

  • É minha segunda pós graduação e estou amando. O material condiz com as aulas e isso nos auxilia muito na hora de estudar. Material muito bem elaborado e aulas bem dinâmicas.

    Ana - 22/01/2025

  • Amei o curso!

    Silvia - 17/01/2025

  • As aulas são excelentes, os professores com muita propriedade nos conteúdos. Atendimento da secretaria virtual respondem rápido. O curso tem me ajudado muito em minha prática docente.

    Eliana - 06/01/2025

  • As aulas são bem explicadas e o material é muito bom.

    Lucilda - 06/12/2024

  • Aula perfeita, tudo super didático

    Gisele - 26/11/2024

  • Obrigada pelo material e pelas aulas, tudo ótimo

    Angela - 19/11/2024

  • Aulas bem praticas e contextualizadas, muito bom.

    Diego - 12/11/2024

  • Material muito completo, com linguagem atual e exemplos ricos.

    Luiza - 05/11/2024

  • Gostei muito pois os materiais são excelentes os professores são bem capacitados e o pessoal do polo também presta um serviço excelente me fornecendo uma atenção com dedicação tirando todas as dúvidas necessárias.

    Julia - 29/10/2024

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Educação especial e inclusiva com ênfase em surdez e libras

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, foi reconhecida como um direito de expressão e comunicação das comunidades de pessoas surdas, através da Lei 10.436/02 e regulada pelo Decreto nº 5.626/2005.

O reconhecimento legal da língua fez com que os cursos de formação de professores de Educação especial e inclusiva oferecessem aos alunos a disciplina, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A partir dessa lei, a Libras é considerada a primeira língua dos portadores de deficiência auditiva, e a Língua Portuguesa passou a ser considerada a segunda língua, na modalidade escrita.

Dentro da sala de aula, o professor precisa oferecer aos alunos surdos os conteúdos utilizando de recursos visuais, como figuras, material concreto, e sempre que possível, marcações nos quadros negros durante as aulas com cores.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é formada um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles ou entre outras pessoas, sejam elas surdas ou não. Da mesma forma como existem várias línguas faladas no mundo, existem também várias línguas de sinais. Cada país tem sua própria língua de sinais, tal como cada um tem sua própria língua falada.

A Libras, semelhantemente as demais línguas faladas, possui estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc.

Pós-graduação em Educação especial e inclusiva com ênfase em surdez e libras

Os professores precisam estar preparados para em sala de aula, atender os alunos com deficiência auditiva. Para isso, o curso de pós-graduação em Educação Especial e inclusiva com ênfase em surdez e libras da São Luís pode ser a melhor alternativa de especialização.

O curso é voltado a profissionais formados em áreas como Pedagogia e Letras, que sejam licenciados ou bacharéis, professores, dirigentes, profissionais da saúde, psicólogos ou qualquer profissional que tenha interesse em atuar na educação com surdez e libras e estudar as áreas ligadas à Educação Especial e Inclusiva.

A pós-graduação tem o objetivo de capacitar e habilitar os profissionais através de conhecimentos teóricos e práticos, voltados para a educação de surdos e de alunos com necessidades especiais, inclusive orientando estes profissionais quanto ao encaminhamento de casos que possa ser necessário.

O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

Sobre o curso

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Educação Especial com Ênfase em Surdez e Libras oferece subsídios teórico-metodológicos da área de educação especial e inclusiva para profissionais que atuam ou desejam atuar no ensino regular ou no Atendimento Educacional Especializado com alunos público-alvo da Educação Especial.

O curso traz noções sobre os aspectos biológicos, históricos socias e legais da surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Além disso, tem o intuito, principalmente, de colaborar para o desenvolvimento de reflexões no campo da deficiência auditiva e da surdez, por meio de discussões teóricas e explanações práticas, proporcionando embasamento para a atuação pedagógica no contexto da inclusão educacional.

De modo complementar, no curso os alunos terão a oportunidade de atualizarem-se em temas sociais e educacionais contemporâneos, incluindo meio ambiente, saúde, cidadania e práticas inclusivas na sociedade.

 

Objetivo

O curso tem como objetivo dar subsídios aos profissionais que atuam na Educação Especial e no ensino regular, buscando contribuir para o desenvolvimento, a autonomia, a aprendizagem e a inclusão de alunos com deficiência, principalmente com deficiência auditiva e surdez.

Público - alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.