Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem por objetivo contribuir para a formação dos professores da área de educação física em seus diferentes níveis de ensino, visando capacitá-los à implementação da prática no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Ademais, o curso proporcionará uma visão mais abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais na prática esportiva.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
75h
METODOLOGIA DO ENSINO E DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
75h
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
75h
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Educação física escolar com ênfase na inclusão

A educação inclusiva pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que todos aprendem juntos, quaisquer que sejam as suas dificuldades. Inclusive as aulas de Educação Física.

A Educação Física escolar é componente curricular obrigatório da educação básica em todo país. Essa obrigatoriedade é estabelecida pela Lei No 10.793, de 1º de dezembro de 2003.

Na educação física é possível desenvolver atividades, jogos lúdicos e brincadeiras que promovam a interação entre todos os alunos. No contexto de Educação física e inclusão, o professor deve entender a heterogeneidade da turma e trabalhar as atividades em cima dessas diferenças.

É importante lembrar que a educação física auxilia no acompanhamento e crescimento físico e cognitivo dos alunos.

A inclusão nas aulas de educação física requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão e valorização das diferenças, que estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências individuais de cada aluno.

Importância da Educação Física Escolar Inclusiva

A Educação Física trás diversos benefícios aos alunos, tanto os que apresentam alguma deficiência, quanto os que não apresentam. Confira:

Nível Motor:

  • Velocidade
  • Agilidade
  • Força
  • Equilíbrio
  • Coordenação
  • Ritmo
  • Flexibilidade
  • Condição cardiorrespiratórias (aeróbica e anaeróbica)

Nível Cognitivo:

  • Raciocínio
  • Atenção
  • Melhora a percepção espaço-temporal
  • Aumentar a capacidade de concentração

Nível Afetivo:

  • Sociabilização
  • Espírito de luta
  • Controle de ansiedade
  • Autoestima

Para que esses objetivos sejam alcançados, as aulas de educação física precisam ser planejadas com as demais disciplinas da grade curricular, levando em consideração as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais apontados pelo Ministério da Educação – MEC.

Pós-graduação em Educação física escolar com ênfase na inclusão

A Pós-graduação em educação física escolar com ênfase na inclusão do EAD Pleno São Luís visa oferecer um aperfeiçoamento pedagógico na prática docente do professor de Educação Física, com enfoque às variadas necessidades educacionais de forma inclusiva. A assimilação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática do professor de educação física, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a sua ação pedagógica inclusiva. O curso tem 360 horas, composto pelos seguintes conteúdos:

  • Formação Docente para a Diversidade
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Educação Psicomotora
  • Metodologia do Ensino e Didática em Educação Física
  • Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais
  • Metodologia do Ensino da Educação Especial

Ele é destinado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Vale ressaltar que uma recente pesquisa realizada com cerca de dois milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas em 4.063 cidades ao redor do Brasil foi mostrado que, dependendo do cargo, ter uma Pós-Graduação pode significar aumento de até 53,7% no salário.

O Curso oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
– Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Max Gunther Haetinger: Doutorado em andamento em Ciências da Educação; Doutorado em andamento em Informática na Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Informática na Educação; Graduação em Educação Física.

Daniela Haetinger: Especialização em Informática na Educação; Graduação em Letras; Graduação em Jornalismo.

Proposta

O Programa de Especialização Docente em Educação Física Escolar com Ênfase na Inclusão, visa oferecer um aperfeiçoamento pedagógico na prática docente do professor de Educação Física, com enfoque às variadas necessidades educacionais de forma inclusiva. A assimilação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática do professor de educação física, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a sua ação pedagógica inclusiva.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da área de educação física; além de indivíduos que demonstrem interesse pelo tema.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.