Metodologia EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
No EAD Pleno São Luís cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Metodologia EAD
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
Metodologia EAD
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Metodologia EAD
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

Material didático

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos EAD Pleno São Luís contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
Avaliação - Etapa 2
A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização da atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3
No EAD Pleno São Luís, os alunos têm liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
75h
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
75h
LITERATURA INFANTIL
75h
MOVIMENTO
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Educação infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar do estudante. Ela é destinada ao processo de socialização dos alunos e pode ocorrer de 0 a 5 anos de idade.

As crianças que participam de todas as etapas da Educação Infantil, têm acesso a uma série de benefícios que são levados no decorrer da vida. Entre eles:

  • Melhora na autonomia, concentração e sociabilidade
  • Melhora o desenvolvimento intelectual e socio comportamental da criança
  • Auxilia no desenvolvimento psicomotor

E não é só isso! Uma pesquisa realizada pelo economista norte-americano James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel em 2000, constatou que a educação na primeira infância é, provavelmente, o melhor investimento social que existe. E, quanto antes ele começar, maiores são os benefícios para os indivíduos e sociedade. Esse estudo apontou que as crianças que frequentam a escola desde a creche, quando na idade adulta, têm mais chances de conquistarem maiores rendas e a probabilidade de elas ficarem dependentes de programas assistenciais do Estado são muito menores.

O alerta dado é que a ausência dos incentivos corretos nessa fase da vida pode resultar em problemas sociais como evasão escolar, gravidez na adolescência, criminalidade e propensão ao tabagismo.

A importância do professor na Educação Infantil

Entre os 0 aos 6 anos, a chamada de primeira infância, é onde as crianças começam a perceber o mundo e despertam a curiosidade, questionando e querendo saber sempre o porquê de tudo. Com isso, ela começa a construção de sua identidade, baseada na exploração do meio em que vive, nos relacionamentos interpessoais, no conhecimento e valores aprendidos, e nas brincadeiras, que são a forma mais produtiva para adquirir conhecimento e se relacionar com outros.

Nessa etapa, o papel do professor vai muito além de ensinar. Ele é um dos responsáveis por mostrar e estimular nos alunos práticas respeitosas com as outras crianças. Por exemplo, ele que induz a criança a esperar sua vez na fila, ser gentil com os colegas, respeitar os demais, entre outras práticas que são levadas para fora do ambiente escolar.

Em relação ao aprendizado, o professor é quem proporciona aos alunos experiências que irão auxiliá-lo no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, como raciocínio, memória, atenção e o bem-estar em um ambiente plural. Portanto, a elaboração de um Plano de aula educação infantil, pode auxiliar no desenvolvimento de todos os processos necessários.

Pós-graduação em Educação Infantil

A Pós em educação infantil EAD é uma opção que irá fazer grande diferença não só no seu salário como também no que diz respeito a agregar conhecimento para a sua carreira.

O principal objetivo do curso da Pós em educação infantil da São Luís é aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O EAD Pleno São Luís é referência quando o assunto é Educação a Distância. Todos os cursos são credenciados pelo MEC, com polos presentes em grande parte do território nacional. A São Luís ainda conta com uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar, se adequando a sua disponibilidade de local e horário. E não é só isso! O corpo docente é altamente qualificado e os preços dos cursos são totalmente acessíveis.

O EAD Pleno São Luís possui em sua grade diversos outros cursos de pós-graduação que focam no atendimento de alunos especiais. Eles são ideias para quem deseja se especializar em uma área específica ou obter mais de um título de especialização.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Marisa Laporta Chudo – Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde; Especialização em Docência no Cenário do Ensino para Compreensão; Especialização em Análises Clínicas; Graduação em Biomedicina.

Oromar Baglioli – Graduação em Biologia.

Fernando Wolff Mendonça – Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia.

Cátia Toledo Mendonça – Doutorado em Letras; Mestrado em Letras; Especialização em Letras; Graduação em Letras.

Glória Mercedes Valdivia de Kirinus – Pós-Doutorado em Sociologia; Doutorado em Letras; Mestrado em Letras; Especialização em Letras; Graduação em Letras Espanhol; Graduação em Letras Português; Graduação em Turismo.

Marta Morais da Costa – Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.

Max Gunther Haetinger – Doutorado em andamento em Ciências da Educação; Doutorado em andamento em Informática na Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Informática na Educação; Graduação em Educação Física.

Proposta

O curso de Especialização Docente em Educação Infantil oferece ao profissional da educação uma reflexão crítica sobre aspectos políticos da educação infantil, com foco nas políticas públicas que envolvem a família, o Estado e as instituições educacionais. Resgata o conceito de criança, enquanto construtora de seu próprio conhecimento e de sua história social, pessoal, cidadã e como sujeito de direitos.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Videoaula demonstrativa