Objetivo do curso
O curso tem como objetivo abordar a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na escola, propiciando reflexões sobre a prática lúdica como um recurso educativo essencial para a aprendizagem e para a formação dos sujeitos.
Grade curricular
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
Como Estudar

Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.

Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Sistema de avaliações EAD
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.


Encontro presencial
O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.


Conheça o material didático





AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.








O que eu preciso para fazer minha matrícula?
- Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
- Cópia simples do CPF;
- Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Ensino Lúdico
A palavra “lúdico” vem do latim ludus e significa brincar.
O lúdico é uma necessidade do ser humano, mas não pode ser vista somente como diversão. O desenvolvimento lúdico é importante pois facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, cultural e social. Através das atividades lúdicas, os alunos aprendem enquanto brincam e isso torna o desenvolvimento cognitivo espontâneo e fácil.
O Ensino Lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O intuito dessa forma de ensino é ensinar divertindo e interagindo com os demais colegas.
As atividades lúdicas têm o objetivo principal de ensinar brincando. Nos jogos e brincadeiras desenvolvidos, as crianças podem desenvolver a coordenação, a atenção, imaginação e memória.
Na Educação Infantil, as atividades lúdicas são indispensáveis para uma boa prática pedagógica. Além disso, ela proporciona uma inteiração social entre os alunos, que é indispensável para o desenvolvimento e amadurecimento psicólogo.
No Ensino fundamental, as atividades lúdicas irão estimular a memória para os conhecimentos já adquiridos pelos alunos. Além disso, o ensino lúdico é fundamental para que os alunos possam criar laços de amizades, afeto, companheirismo, trabalho em equipe, solidariedade, tolerância e respeito.
Porém, não basta que o professor leve brincadeiras e jogos para a sala de aula, para que o ensino lúdico seja eficiente, é preciso que o docente tenha um conhecimento prévio sobre o assunto. Para isso, o curso de Pós-graduação em Ensino Lúdico da São Luís pode ajudar nesse conhecimento teórico.
Pós-graduação em Ensino Lúdico
A Pós ensino lúdico EAD da São Luís é uma opção que irá fazer grande diferença não só no seu salário como também no que diz respeito a agregar conhecimento para a sua carreira.
O principal objetivo do curso da Pós ensino lúdico do EAD Pleno São Luís é instrumentalizar o profissional docente para a socialização de conhecimentos por meio de jogos, atividades e teorias de aprendizagem. Proporciona suporte para fazer do ensino algo mais prazeroso para os alunos, possibilitando seu desenvolvimento e estimulando-os a criarem suas próprias estratégias de aprendizagem.
Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.
O EAD Pleno São Luís é referência quando o assunto é Educação a Distância. Todos os cursos são credenciados pelo MEC, com polos presentes em grande parte do território nacional. A São Luís ainda conta com uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar, se adequando a sua disponibilidade de local e horário. E não é só isso! O corpo docente é altamente qualificado e os preços dos cursos são totalmente acessíveis.
O EAD Pleno São Luís possui em sua grade diversos outros cursos de pós-graduação que focam no atendimento de alunos especiais. Eles são ideias para quem deseja se especializar em uma área específica ou obter mais de um título de especialização.
Proposta
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Ensino Lúdico promove o estudo da ludicidade como prática educativa, destacando a relevância dos aspectos lúdicos nas escolhas metodológicas do professor e trazendo reflexões e sugestões para auxiliar o docente na sua prática pedagógica.
Entendendo que as vivências lúdicas na infância são elementos norteadores da fantasia, da imaginação e da criatividade por toda a vida da pessoa, o curso valoriza a ludicidade na escola e aborda questões como o planejamento de aulas criativas, o uso de recursos lúdicos para auxiliar crianças e jovens com problemas de aprendizagem e a inclusão de diversos métodos e abordagens lúdicas para o ensino de música. Além disso, discute as origens dos jogos e brincadeiras na cultura brasileira e traz oficinas lúdicas com o intuito de desenvolver habilidades como autonomia, protagonismo, trabalho em equipe e empatia.
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.