Objetivo do curso

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para atuarem como gestores. Além do conhecimento legislativo e de gestão de pessoas, o curso aborda os aspectos administrativos e econômicos, promovendo reflexões importantes sobre planejamento estratégico e participativo, missão e visão das instituições de ensino, análise de suas forças e fraquezas, gestão dos recursos financeiros e avaliação institucional, com o intuito de tornar a escola um ambiente organizado e focado na qualidade educacional.

Grade curricular



-
Disciplinas
NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
75h
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
75h
PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR
75h
PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Gestão Escolar

A Gestão escolar é um tema abrangente, ela vai além da administração de uma instituição de ensino. O assunto é bastante amplo, e para te ajudar a entender melhor, preparamos essa explicação sobre o que é gestão escolar.

A gestão escolar pode ser explicada como um sistema de organização interno de uma escola, que envolve todos os setores. A gestão é o resultado de uma visão estratégica da instituição e tem por objetivo principal ensinar com qualidade e formar cidadãos com as habilidades necessárias para gerir sua vida pessoal e profissional.

Para se tornar um bom gestor, o profissional precisa dar a atenção necessária a cada um dos 6 pilares que constituem a Gestão. Eles ajudam o gestor a atuar com maior foco em cada necessidade da instituição.

Conheça agora os 6 pilares da Gestão Escolar:

  • Gestão Pedagógica
  • Gestão Administrativa
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Comunicação
  • Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

1. Gestão Pedagógica:

Esse item consiste no planejamento dos conteúdos e métodos relacionados diretamente à educação. É por meio dela que se define quais são os parâmetros de ensino-aprendizagem que a escola irá seguir.

A gestão pedagógica tem por objetivo atingir o fim pedagógico, ou seja, que o aluno seja educado. Para direcionar a esse objetivo, a Gestão envolve as metodologias que serão aplicadas, materiais e treinamentos do corpo docente. Também é função da Gestão Pedagógica manter professores e equipe alinhados ao objetivo e motivados na execução de todos os processos.

2. Gestão Administrativa

Esse processo é o de, basicamente, manter o cuidado e a manutenção física da escola e passa por todos os processos, até as rotinas de secretaria. Nesse ponto estão incluídos os recursos materiais, financeiros e físicos.

A gestão administrativa tem o objetivo de manter todo o ambiente escolar organizado, para que haja fluidez na Gestão Pedagógica.

3. Gestão Financeira

Se a gestão administrativa é a responsável por manter as necessidades estruturais da instituição, a gestão financeira anda de mãos dadas viabilizando os recursos necessários através das finanças, que precisam estar equilibradas.

Para isto, o gestor precisa ter controle das contas a pagar e a receber, conhecer os gastos fixos e variáveis, estabelecer medidas para problemas de inadimplência e captação de novas matrículas.

4. Gestão de Pessoas

A escola precisa funcionar de forma harmoniosa, com todos os pilares alinhados e caminhando juntos. Para isso, é preciso levar em consideração todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente, ou seja, a comunidade escolar.

Essa comunidade é formada por alunos, professores, coordenadores, funcionários, fornecedores e pais.

O gestor tem o papel de liderança desse grupo, portanto precisa estimular e motivar todos, sempre buscando extrair o melhor de cada pessoa envolvida.

5. Gestão da Comunicação

A gestão da comunicação está ligada diretamente com a gestão de recursos humanos. Afinal, ela se trata da troca de mensagens entre pessoas.

Ela é fundamental e um dos pilares da Gestão Escolar pois, por meio da comunicação muitos problemas podem ser evitados ou minimizados. Ela pode ser dividida entre comunicação interna e externa.

As escolas podem criar meios de se comunicar com a comunidade escolar, seja através de reuniões, e-mails, bilhetes, murais ou até aplicativos.

A comunicação entre todos os personagens da comunidade, pode ajudar o gestor a criar uma gestão escolar participativa.

6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos

O tempo é um recurso precioso e para aproveitá-lo bem, é preciso estabelecer prioridades.

Pesquisas já mostraram que os gestores escolares passam a maior parte do tempo “apagando incêndios”, deixando de lado o planejamento a longo e médio prazo.

Para evitar que isso aconteça, é importante criar uma lista de prioridades e definir de forma clara as funções de cada colaborador, criando uma gestão eficiente do tempo e aumentando a produtividade de toda a equipe.

Com isso, é possível definir como organização e gestão escolar, o processo de controle de todo o ambiente escolar. Todos esses pilares são igualmente importantes e precisam andar em harmonia.

O supervisor escolar na atualidade

A qualidade do ensino não depende só da atuação do professor, mas principalmente da atuação da gestão escolar.

Para se obter uma boa qualidade na equipe de professores e uma comunidade atuante, o desempenho da equipe de gestão é fundamental. A função da supervisão escolar na atualidade, é de trazer propostas para a resolução de problemas, agindo como um articulador das políticas internas e externas da escola, criando uma rede de relacionamento entre os docentes, as famílias e a comunidade.

Como se tornar um Gestor Escolar

O profissional que pretende atuar na Gestão Escolar, precisa estar bem preparado e aprender a colocar em prática cada um dos pilares citados acima.

Na da Pós-Graduação em Gestão Escolar do EAD Pleno São Luís, o gestor aprende esses conceitos, além de técnicas para implementar uma gestão democrática e participativa na instituição. Esse curso é ideal para quem busca crescimento profissional na área educacional, com o objetivo de ocupar cargos de liderança dentro da administração escolar, com maiores possibilidades de carreira e salários mais atrativos.

No curso de pós-graduação em Gestão Escolar do EAD Pleno São Luís, o aluno tem a grade curricular completa, com 360 horas de videoaulas e livros impressos ou online, divididos nos seguintes conteúdos:

  • Formação docente para a diversidade
  • Novos caminhos para profissionais da educação
  • Gestão Escolar
  • Princípios e Métodos de supervisão e orientação educacional
  • Gestão Educacional: direção, coordenação e supervisão
  • Gestão Educacional e organização do trabalho pedagógico

O EAD Pleno São Luís é referência em Educação a Distância. Os cursos são credenciados pelo MEC, com polos em grande parte do território nacional. Na São Luís, o aluno tem acesso a uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando escolher a melhor forma de estudar. Durante todo o curso, o aluno participa de apenas um encontro presencial. O corpo docente é altamente qualificado. O mesmo professor que grava as videoaulas, escreve os livros, garantindo um conteúdo completo e coerente.

Autores do material didático

O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

 

Os livros foram escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. As videoaulas são elaboradas por estes mesmos autores/professores, sendo nossa metodologia de ensino adequada às necessidades dos nossos alunos.

Sobre o curso

A Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Gestão Escolar une os aspectos propriamente educativos da gestão de um estabelecimento de ensino com as competências gerenciais proporcionadas pelas vertentes da administração. O curso fornece subsídios teóricos e apresenta ações pertinentes para o aprimoramento dos processos educativos realizados na escola, além de abordar os fundamentos e as formas de uma gestão democrática, tratando dos aspectos legais, do planejamento institucional e dos recursos financeiros que permeiam a tomada de decisões.

O gestor escolar, como líder na instituição de ensino, precisa conhecer a legislação e as políticas públicas educacionais, compreender a importância de sua participação na elaboração do regimento escolar e do projeto político-pedagógico, além de ter conhecimentos de gestão de pessoas, dos sistemas de avaliação externa e interna e dos recursos administrativos no contexto educativo, com o objetivo de organizar e efetivar a gestão escolar.

Público alvo

Educadores das redes pública e privada, pedagogos e outros profissionais da área educacional ou áreas afins que tenham interesse pelo tema e busquem se aperfeiçoar.