Objetivo do curso

O curso tem como objetivo a formação de profissionais atentos à legislação educacional, capazes de gerir pessoas e processos pedagógicos e que almejam a melhoria na qualidade de ensino.

Grade curricular



-
Disciplinas
NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA
75h
PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR
75h
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PRÁTICA
75h
TEORIA E PRÁTICA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Autores do material didático

O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

 

Os livros foram escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. As videoaulas são elaboradas por estes mesmos autores/professores, sendo nossa metodologia de ensino adequada às necessidades dos nossos alunos.

Sobre o curso

A Pós-graduação Lato Senu em nível de Especialização em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão une os aspectos propriamente educativos da gestão de um estabelecimento de ensino com as competências gerenciais proporcionadas pelas vertentes da administração, além de abordar as principais contribuições pedagógicas da supervisão e da orientação educacional, os princípios e técnicas de cada área e a efetividade da atuação dos gestores no contexto escolar.

O gestor escolar, como líder na instituição de ensino, precisa conhecer a legislação e as políticas públicas educacionais e entender a escola como um todo, em seus aspectos administrativo, pedagógico, financeiro e estratégico. O supervisor pedagógico, por sua vez, é o responsável pela gestão da equipe docente e pela elaboração do planejamento, do currículo e de bons projetos educacionais. Já o orientador atua principalmente na prevenção e resolução de conflitos e interfere em situações de fracasso escolar, preconceitos estruturais, bullying e dificuldades de aprendizagem, fazendo a intermediação entre escola e família. Para exercer esses papéis com excelência e superar os desafios cotidianos presentes no ambiente escolar, é necessária uma formação sólida e atualizada, que os egressos vão encontrar neste curso.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, pedagogos e outros profissionais da área educacional ou áreas afins que tenham interesse pelo tema e busquem se aperfeiçoar.