Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
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Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso de Literatura Brasileira tem como objetivo explanar e aprofundar questões da literatura brasileira à luz de conhecimentos teóricos. Possibilita, assim, uma percepção mais ampla para instrumentalizar o profissional em sua ação docente.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DO TEXTO LITERÁRIO
75h
REALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
75h
MODERNISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
75h
LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Literatura brasileira

A origem da Literatura Brasileira se dá em 1.500, quando os primeiros portugueses pisaram no Brasil.

A produção literária começa por meio dos escritos sobre as impressões sobre a terra encontrada e os povos que a habitavam. Esses primeiros escritos literários eram feitos em diários e documentos históricos.

A literatura brasileira é dividida em duas grandes eras, a Era Colonial e a Era Nacional. Essas eras são divididas em escolas literárias. Conheça abaixo um pouco sobre cada uma delas:

A Era Colonial

A Era colonial, recebe esse nome pois começou em 1500 e foi até 1808, período em que o Brasil era colônia de Portugal. Ela é dividida em Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo.

- Quinhentismo: Essa é a denominação genérica é atribuída a um conjunto de textos que destacavam o Brasil como terra nova a ser conquistada. O período é subdividido em duas manifestações literárias: literatura de informação e a literatura dos jesuítas. A obra de mais destaque é a Carta de Pero Vaz de Caminha, que descreve suas impressões sobre a nova terra para o rei de Portugal.

- Barroco: Acontece no período entre 1601 e 1768. Tem início com a publicação do poema Prosopopeia, de Bento Teixeira. O Barroco desenvolve-se na Bahia, tendo como pano de fundo a economia açucareira. Dois estilos literários que marcaram essa escola foram: o cultismo e o conceptismo.

- Arcadismo: O Arcadismo se estende de 1768 a 1808. Nesse período, os autores estão muito ligados ao movimento da Inconfidência, em Minas Gerais. Nesse movimento, o pano de fundo é a economia ligada à exploração do ouro e das pedras preciosas. As principais características do Arcadismo são a simplicidade, a exaltação da natureza e os temas bucólicos.

- Período de Transição: O período de transição ocorre entre 1808 a 1836. É considerado um momento inativo da literatura brasileira, que ficou marcado pela chegada da Missão Artística Francesa, contratada por Dom João IV, em 1816.

A Era Nacional

A Era Nacional da literatura brasileira começou em 1836, chegando aos dias atuais. Começa com o Romantismo e tem continuidade com o Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e o Pós-modernismo.

A Era Nacional aconteceu a após a Independência do Brasil, em 1822, por esse motivo leva esse nome. Nesse período o nacionalismo é uma forte característica.

- Romantismo: O Romantismo se inicia em 1836 e é a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro. Essa escola dura até 1881, quando Machado de Assis e Aluísio de Azevedo publicam obras de orientação Realista e Naturalista.

- Realismo: O Realismo começa em 1881 quando Machado de Assis publica um dos clássicos da literatura brasileira: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

As principais característica desse período são o objetivismo e a veracidade dos fatos. Temas sociais, urbanos e cotidianos são bastante abordados pelos escritores do período.

- Naturalismo: Esse período tem início em 1881 com a publicação da obra O Mulato de Aluísio de Azevedo. Esse movimento literário pretendia apresentar um retrato fidedigno da sociedade brasileira da época, usando uma linguagem coloquial. O sensualismo e o erotismo são marcas dessa produção literária.

- Parnasianismo: Tem como marco inicial a obra de Teófilo Dias, Fanfarras. Os autores dessa época escolhem temas relacionados com a realidade. A “arte pela arte” é o principal mote do movimento.

- Simbolismo: O simbolismo teve início em 1893 com a publicação de Missal e Broquéis, de Cruz e Souza. Entre as principais características desse movimento estão o subjetivismo, o misticismo e a imaginação. Nesse período surgem Livros clássicos da literatura brasileira, escritos por Augusto dos Anjos e Alphonsus de Guimarães.

- Pré-modernismo: Nessa época da Literatura brasileira, livros tinham algumas características modernas. Os escritores exploravam temas que eram voltados para a realidade, com temas sociais, políticos e históricos. Destacam-se os escritores: Monteiro Lobato, Lima Barreto, Graça Aranha e Euclides da Cunha.

- Modernismo: O Modernismo tem início na Semana de Arte Moderna, de 1922. Esse movimento propõe o rompimento com o tradicionalismo e academicismo, apresentando a liberdade estética e experimentações artísticas que marcaram o movimento. Muitos escritores se destacaram: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Vinícius de Moraes, dentre outros.

- Pós-Modernismo: Essa é uma fase de novas formas de expressão literária e artística. Essa época é marcada pela liberdade de expressão e forte individualismo.

Pós-graduação em Literatura brasileira

A pós-graduação em Literatura Brasileira do EAD Pleno São Luís oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, desde os fundamentos do texto literário às manifestações literárias em diferentes escolas, e a condução didática para sua atuação pedagógica.

O curso de Literatura Brasileira tem como objetivo explanar e aprofundar questões da literatura brasileira à luz de conhecimentos teóricos. Possibilita, assim, uma percepção mais ampla para instrumentalizar o profissional em sua ação docente.

Ele é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

José Carlos Siqueira: Pós-Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa; Doutorado em Literatura Portuguesa; Mestrado em Letras; Graduação em Letras-Linguística.

Ricardo Iannace: Pós-Doutorado em Estudos Literários; Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras Vernáculas.

Sueli da Silva Saraiva: Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Graduação em Línguas Modernas-Inglês;

Claudia Maria de Souza Amorim: Pós-Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Doutorado em Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Portuguesa; Especialização em Literatura Portuguesa Contemporânea; Graduação em Letras Português/Literaturas de Língua Portuguesa.

Jurema Oliveira: Pós-Doutorado em Letras; Doutorado em Letras; Mestrado em Língua Portuguesa; Especialização em Literatura Portuguesa; Graduação em Letras Português-Árabe; Graduação em Letras Português-Literaturas.

Marcos César de Paula Soares: Pós-Doutorado em Literaturas Inglesa e Norte-Americana; Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês; Graduação em Inglês.

Paulo Astor Soethe: Pós-Doutorado em Letras-Alemão; Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã); Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã); Graduação em Letras Alemão-Português.

Proposta

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Literatura Brasileira oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, desde os fundamentos do texto literário às manifestações literárias em diferentes escolas, e a condução didática para sua atuação pedagógica.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Videoaulas demonstrativa