Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo explanar e aprofundar questões da literatura moderna e contemporânea. Possibilita, por meio de discussões teóricas, uma percepção mais ampla das produções literárias contemporâneas, atualizando e instrumentalizando o profissional para o trabalho com o texto literário.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
75h
LITERATURA PORTUGUESA E LUSO-AFRICANA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
75h
LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
75h
LITERATURA COMPARADA
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Literatura Contemporânea

O que é literatura contemporânea?

A literatura contemporânea é a que estamos vivenciando atualmente. Ela teve início após o pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

A literatura contemporânea brasileira pode ser considerada um reflexo dos acontecimentos do momento: o desenvolvimento industrial e tecnológico acentuado e a crise nos meios político e social.

Acontecimentos que envolvem a sociedade, e até a política podem fazer com que os movimentos artísticos também mudem. Veja alguns exemplos:

Nos anos 60, sob o governo populista de Juscelino Kubitscheck, existiu no Brasil uma intensa euforia política e econômica. Com isso, a cultura em diversos movimentos artísticos sofreu influência, como Bossa Nova, Cinema Novo, Vanguarda, teatro de Arena e a chegada da televisão.

Com o golpe militar, que derrubou João Goulart, a euforia teve fim. A partir de então, a censura e o medo se instauraram no país. Nesse período houve o fechamento do congresso, de jornais, revistas. Muitos filmes, músicas e peças de teatro foram censurados. Aconteceu o exílio de intelectuais, políticos e artistas que se opunham à ditadura. Portanto, foi necessário usar disfarces na cultura.

Características da literatura contemporânea

Nas últimas décadas, a multiplicidade é um ponto de destaque da literatura brasileira. Pode-se dizer que a literatura brasileira contemporânea é uma mistura de diversas escolas literárias anteriores.

Sendo assim, confira abaixo algumas características da literatura contemporânea:

- vários modos de narrativas;

- quebra do limite entre a arte erudita e a popular;

- engajamento social;

- temas do cotidiano;

- ecletismo: mistura de estilos, contemplando gostos diferentes;

- preocupação com o presente, sem planejamento para o futuro;

- elaboração de contos e crônicas;

- obras reduzidas (minicontos, minicrônicas);

- técnicas novas de arte e escrita;

- intertextualidade: quando existe um diálogo com outras obras.

Principais Autores e Obras

A literatura contemporânea tem diversos autores que foram muito importantes na sua construção. Entre eles estão: Ariano Suassuna, Antônio Callado, Adélia Prado, Cacaso, Caio Fernando Abreu, Carlos Heitor Cony, Cora Coralina, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Lya Luft, Millôr Fernandes, Murilo Rubião, Nélida Pinõn, Paulo Leminski, Rubem Braga.

Pós-graduação em Literatura Contemporânea

A pós-graduação em Literatura Contemporânea do EAD Pleno São Luís oferta aos profissionais que utilizam a literatura como instrumento de trabalho a apropriação de conteúdos relativos aos estudos das literaturas contemporâneas.

O curso tem como objetivo explanar e aprofundar questões da literatura moderna e contemporânea. Possibilita, por meio de discussões teóricas, uma percepção mais ampla das produções literárias contemporâneas, atualizando e instrumentalizando o profissional para o trabalho com o texto literário.

Ele é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O Curso de Pós-Graduação em Literatura Contemporânea oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:
Ana Lucia de Souza Henriques:
graduada em letras/português-inglês (Uerj), mestra em literatura brasileira (Uerj), doutora em literatura comparada (UFF), pós-doutorada em literatura comparada (Unicamp).
Anderson Soares Gomes:
graduado em inglês-literaturas (Uerj), mestre em letras (Uerj), doutor em letras (PUC-Rio), pós-doutorado (PUC-Rio).
Claudia Amorim:
graduada em literaturas de língua portuguesa (UFRJ), especialista em literatura portuguesa contemporânea (UFRJ), mestre em literatura portuguesa (UFRJ), doutora em literatura comparada (Uerj).
Elaine Cuencas Santos:
graduada em letras português-italiano (USP), mestra em estudos comparados de literatura em língua portuguesa (USP).
Frederico Barbosa:
graduado em letras-português pela (USP), autor de Nada feito nada (1993), Cantar de amor entre os escombros (2002) e A consciência do zero (2004).
José Carlos Siqueira:
bacharel em linguística (USP), mestre em Ricardo Iannace, bacharel e licenciado em letras vernáculas (Universidade Mackenzie), mestre em literatura brasileira (USP), doutor em teoria literária e literatura comparada (USP), pós doutorado (UFMG).
Jurema Oliveira:
bacharel em letras português-literaturas (UFRJ), bacharel em letras português-árabe (UFRJ), especialista em literatura portuguesa (UFRJ), mestra em literatura portuguesa (UFRJ), doutora em letras (UFF), pós-doutorado (Fundação Carlos Chagas).

Proposta

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Literatura Contemporânea oferta aos profissionais que utilizam a literatura como instrumento de trabalho a apropriação de conteúdos relativos aos estudos das literaturas contemporâneas.   

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, graduados em Letras, Pedagogia e outras licenciaturas, profissionais da educação que trabalham principalmente com adolescentes e jovens, comunicadores sociais e demais pessoas interessadas tanto no processo educativo como no fenômeno cultural.