Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo o aprofundamento de conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como na formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA
135h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
75h
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
75h
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
75h
ARTES VISUAIS E MÚSICA
135h
MOVIMENTO
75h
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
75h
PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO
135h
EDUCAÇÃO, CORPO E ARTE
75h
LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE
75h
Carga horária total do curso:
1080h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Lúdico e psicomotricidade na Educação Infantil

A educação infantil é a etapa da educação básica que vai até a criança completar cerca de 5 anos de idade. E é nessa fase que ela está se desenvolvendo e conhecendo melhor o seu corpo. Por isso é tão importante que a escola e professores trabalhem com esses alunos questões que envolvam o lúdico e a psicomotricidade.

Mas afinal, você sabe O que é psicomotricidade na educação infantil?

A Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interior e exterior, ela também pode ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

Na educação infantil, ela se apresenta como estimulação aos movimentos da criança. Os principais objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora das crianças, equilíbrio e ritmo.

Estes objetivos podem ser alcançados através de brincadeiras e atividades lúdicas como corrida, bolas, bonecas e jogos, por exemplo. Através dessas brincadeiras, é possível observar o funcionamento emocional e motor do aluno e corrigir as alterações à nível mental, emocional ou físico, de acordo com a necessidade de cada um.

Para conhecer mais sobre esse assunto e se especializar em Psicomotricidade na educação infantil, o docente pode optar por uma Pós em psicomotricidade. Na São Luís, além da Pós-graduação psicomotricidade, você ainda aprenderá muito sobre a ludicidade.

Pós-graduação em Lúdico e psicomotricidade na educação infantil

A pós-graduação em Lúdico e psicomotricidade na educação infantil do EAD Pleno São Luís estimula o profissional da educação a compreender os aspectos políticos da educação infantil, com foco nas políticas públicas que envolvem a família, o Estado e as instituições educacionais. Instrumenta o docente para uma ação integrada lançando mão de ferramentas que melhorarão a prática. Resgata o conceito de criança, enquanto construtora de seu próprio conhecimento e de sua história social, pessoal, cidadã e como sujeito de direitos.

O curso tem como objetivo o aprofundamento de conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como na formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

Ele é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O Curso de Pós-Graduação em Lúdico e psicomotricidade na educação infantil oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutorado em andamento em Educação; Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Especialização em Administração Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Orientação Educacional; Especialização em Didática do Ensino Superior; Graduação em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia em Magistério das Matérias Ped. do E.M.. 

Luiz Fernando Rankel: Mestrado em História; Graduação em História

Rosângela Maria Stahlschmidt: Mestrado em Educação; Especialização em Metodologia para o ensino da matemática; Graduação em Ciências habilitação Matemática; Graduação em Pedagogia.

Leociléia Aparecida Vieira: Mestrado em Educação; Graduação em Biblioteconomia.

Ida Regina Moro M. de Mendonça: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Especialização em Educação Especial; Aperfeiçoamento em Psicopedagogia Clínica; Aperfeiçoamento em Educação Pré-Escolar; Graduação em Pedagogia.

Irene Carmen Piconi Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Antropologia Cultural; Graduação em Psicologia.

Marcos Antonio Cordiolli: Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade; Graduação em História.

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

Maria Letizia Marchese: Mestrado em Engenharia de Produção; Especialização em Psicopedagogia. Especialização em Educação Especial; Especialização em Pedagogia Terapêutica; Aperfeiçoamento em Curso de Formação para o Magistério Pré-Escolar; Graduação em Pedagogia.

Vilmara Sabin Dechandt: Mestrado em Educação; Especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Especialização em Pedagogia de Freinet; Graduação em Pedagogia.

Vilmarise Sabim Pessoa: Mestrado em Educação; Especialização em Psicologia da Educação; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Graduação em Psicologia; Graduação em Letras.

Elisa dos Santos Vanti: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar; Graduação em Pedagogia.

Marisa Laporta Chudo: Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde; Especialização em Docência no Cenário do Ensino para Compreensão; Especialização em Análises Clínicas; Graduação em Biomedicina.

Fernando Wolff Mendonça: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Luciane Lippmann: Mestrado em Educação; Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Familiar; Especialização em Alfabetização; Graduação em Pedagogia.

Max Gunther Haetinger: Doutorado em andamento em Ciências da Educação; Doutorado em andamento em Informática na Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Informática na Educação; Graduação em Educação Física.

Cátia Toledo Mendonça: Doutorado em Letras; Mestrado em Letras; Especialização em Letras; Graduação em Letras.

Glória Mercedes Valdivia de Kirinus: Pós-Doutorado em Sociologia; Doutorado em Letras; Mestrado em Letras; Especialização em Letras; Graduação em Letras Espanhol; Graduação em Letras Português; Graduação em Turismo.

Marta Morais da Costa: Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.

Elisabeth Müller Seraphim Prosser: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento; Mestrado em Educação; Especialização em História da Arte; Graduação em Licenciatura em Música; Graduação em Bacharel em Instrumento: Piano.

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta: Doutorado em História; Mestrado em Educação; Especialização em Administração e Planejamento da Educação Pública; Aperfeiçoamento em Discipline Based Art Education; Graduação em Bacharelado Em Pintura; Graduação em Licenciatura Plena Em Desenho.

Isis Moura Tavares: Mestrado em Tecnologia; Especialização em Educação Tecnologia e Sociedade; Graduação em Licenciatura Em Educação Artística – Música.

Daniel Vieira da Silva: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Licenciatura Em Pedagogia; Graduação em Comunicação Social.

Kátia Renner: Mestrado em Educação; Especialização em Ontopsicologia; Especialização em Avaliação Educacional; Graduação em Licenciatura em Pedagogia; Graduação em Licenciatura Em Música.

Fernando Wolff Mendonça: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Verônica de Fátima Salvalaggio: Mestrado em Sociologia; Especialização em Origens Filosóficas e Científicas da Psicologia; Graduação em Psicologia;

Patrícia Corsino: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia.

Daniela de Oliveira Guimarães: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Psicologia.

Proposta

O curso de Especialização Docente com ênfase em Lúdico e Psicomotricidade na  Educação Infantil estimula o profissional da educação a compreender os aspectos políticos da educação infantil, com foco nas políticas públicas que envolvem a família, o Estado e as instituições educacionais. Instrumenta o docente para uma ação integrada lançando mão de ferramentas que melhorarão a prática.   Resgata o conceito de criança, enquanto construtora de seu próprio conhecimento e de sua história social, pessoal, cidadã e como sujeito de direitos.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público - alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.