Objetivo do curso
O curso tem o objetivo de discutir a formação multiprofissional do neuropsicopedagogo e de apresentar as contribuições da neurociência e da psicologia cognitiva à educação, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento de alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem, visando à sua inclusão.
Grade curricular
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
Como Estudar

Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.

Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Sistema de avaliações EAD
O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares.


Encontro presencial
O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.


Conheça o material didático





AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.








O que eu preciso para fazer minha matrícula?
- Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
- Cópia simples do CPF;
- Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).
Neuropsicopedagogia
Crianças com dificuldades de aprendizado necessitam de um acompanhamento especializado. Mas você sabe quem é o profissional que faz esse acompanhamento?
O neuropsicopedagogo!
Para tratar desse assunto, trouxemos um texto completo, com todas as informações mais relevantes sobre esse tema.
O que é neuropsicopedagogia?
A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso focando no funcionamento e processo de aprendizado do aluno. Seu objetivo é levar o aluno à reintegração pessoal, social e educacional com a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção das dificuldades e distúrbios da aprendizagem.
Para obter os resultados, essa ciência relaciona os estudos das neurociências com conhecimentos de psicologia cognitiva e pedagogia.
Psicologia na Educação
O campo da psicologia educacional foi criado por grandes estudiosos no final do século IX. Uma das principais tarefas da psicologia na área educacional é de tentar compreender o comportamento das pessoas e com isso, poder intervir nele.
Apesar dos conceitos muito parecidos, Psicologia Escolar e Psicologia da educação são dois campos de estudos diferentes. Enquanto os psicólogos educacionais se dedicam a investigar a produção de conhecimento, os psicólogos escolares voltam seus esforços às rotinas das escolas e instituições de ensino, trabalhando em conjunto com a psicopedagogia. Para resumir, a primeira seria uma área de conhecimento, enquanto a segunda um campo de atuação profissional.
O mercado de trabalho para o Neuropsicopedagogo
A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) estabelece que ela pode ser dividida em 3 áreas de atuação: institucional, clínica e hospitalar.
O neuropsicopedagogo clínico pode realizar atendimentos individuais, como em consultório particular ou clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social ou em postos de saúde.
Já o institucional atua em instituições de ensino, sejam elas nas modalidades básica ou superior. E o neuropsicopedagogo hospitalar podem atuar em ambulatórios, unidades de internação e outras.
Para se tornar um Psicopedagogo, os profissionais com formação pedagógica ou na área da saúde precisam se especializar através de uma Pós-graduação em neuropsicopedagogia.
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia
A pós-graduação do EAD Pleno São Luís é destinada aos profissionais de educação e saúde, tais como pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, que tenham interesse em adquirir conhecimento teórico sobre a área. Trata-se de um curso introdutório que confere o título de neuropsicopedagogo a esses profissionais e que visa, de maneira interdisciplinar, a compreensão do processo cognitivo do ser humano e suas implicações na aprendizagem.
O curso de Neuropsicopedagogia EAD, é completo, composto pelos seguintes conteúdos, distribuídos em 360 horas:
- Formação docente para a diversidade
- Novos caminhos para profissionais da educação
- Psicologia do desenvolvimento
- Fundamentos da psicopedagogia
- A neuropsicopedagogia e o processo de aprendizagem
- Teoria e prática da neuropsicopedagogia.
O EAD Pleno São Luís é referência é referência quando o assunto é Pós-graduação educação a distância. Os cursos são credenciados pelo MEC, com polos em grande parte do território nacional. Na São Luís, o aluno tem acesso a uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando escolher a melhor forma de estudar. Durante todo o curso, o aluno participa de apenas um encontro presencial. O corpo docente é altamente qualificado. O mesmo professor que grava as videoaulas, escreve os livros, garantindo um conteúdo completo e coerente.
Se você quer começar a escalada rumo ao sucesso agora mesmo, é só clicar no botão abaixo e se inscrever!
Sobre o curso
A Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Neuropsicopedagogia é destinada aos profissionais de educação e saúde, tais como pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, que tenham interesse em adquirir conhecimento teórico sobre a área. Trata-se de um curso introdutório que confere o título de neuropsicopedagogo a esses profissionais e que visa, de maneira interdisciplinar, a compreensão do processo cognitivo do ser humano e suas implicações na aprendizagem.
Público-alvo
Profissionais da educação das redes pública e privada, profissionais da saúde e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.