Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso de Orientação Educacional objetiva instrumentalizar a ação do orientador educacional, oferendo uma capacitação por meio de uma visão geral para o trabalho efetivo com aluno, professores e família, objetivando e garantindo o processo de ensino-aprendizagem.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
75h
RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA
75h
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
75h
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Orientação educacional

O Orientador Educacional é o profissional responsável por dar assistência aos alunos, com o objetivo de facilitar seu desenvolvimento. Além disso, ele irá fazer a mediação entre o ambiente escolar, a família e a comunidade.

Cabe a Orientação educacional fazer o encaminhamento de casos específicos às instâncias jurídica, de assistência social, psicológica e de saúde, quando necessário, sejam eles, intelectuais, físicos, sociais, morais, políticos, educacionais entre outros.

Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, são atribuições desse profissional:

- Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.

- Participar da elaboração do currículo pleno da escola.

- Coordenar a orientação vocacional, a informação educacional e profissional, o processo de sondagem de interesses e aptidões e as habilidades do educando.

- Participar do processo de identificação das características básicas da comunidade e da clientela escolar.

- Sistematizar o processo de intercâmbio das informações necessárias ao conhecimento global do educando.

- Participar do processo de recuperação e avaliação dos alunos.

- Fazer o acompanhamento dos alunos e encaminhá-los para especialistas.

- Participar do processo de integração entre escola, família e comunidade.

Para seguir carreira nessa área, além uma pós-graduação, é necessário que o profissional tenha um Planejamento em orientação educacional bem estruturado, visto que ele tem diversos desafios e responsabilidades no exercício da profissão.

Quais os objetivos de um Orientador Educacional?

O trabalho realizado pelos orientadores tem alguns objetivos a serem alcançados. Confira alguns:

- Garantir o desenvolvimento do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem ao que exerce influência em sua formação.

- Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação.

- Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade.

- Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

- Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele saiba seu lugar no mundo por meio da relação com os demais.

Pós-graduação em Orientação Educacional

A pós-graduação em Orientação educacional do EAD Pleno São Luís ressalta a importância da avaliação educacional e as dimensões que afetam a aprendizagem escolar, a organização didática e curricular levando em conta a diversidade de sua clientela e a parceria com o docente.

O curso de Orientação Educacional objetiva instrumentalizar a ação do orientador educacional, oferendo uma capacitação por meio de uma visão geral para o trabalho efetivo com aluno, professores e família, objetivando e garantindo o processo de ensino-aprendizagem.

O Curso de Pós-Graduação em Orientação educacional oferecido pela São Luís dispõe de um material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Todos os conteúdos foram elaborados e revisados por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional na área.

Além disso, somos referência no mercado; a instituição e todos os seus cursos são credenciados pelo MEC; temos polos presentes em grande parte do território nacional; disponibilizamos uma metodologia de estudos flexível, com oferta de materiais físicos e online, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar; prezamos pela qualidade do conteúdo oferecido; temos um corpo docente altamente qualificado; e claro, aliamos o que existe de mais completo em pós-graduação EAD com os melhores preços.

Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área que prevê um grande crescimento nos próximos anos! Faça a pós-graduação em Educação em Tempo Integral da São Luís.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:

Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Karime Smaka - Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina - Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira: Doutorado em Educação; Mestrado em Psicologia Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Graduação em Pedagogia; Graduação em Psicologia.

Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun: Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Ana Claudia Urban: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação, Fundamentos e Metodologia; Graduação em História.

Christiane Martinatti Maia: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Graduação em Pedagogia.

Maria Fani Scheibel: Pós-doutorado em Educação; Doutorado em Ciências da Educação; Mestrado em Planejamento da Educação; Especialização em Planejamento na Educação; Graduação em Pedagogia.

Elisa dos Santos Vanti: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Especialização Em Educação Pré Escolar; Graduação em Pedagogia.

Neyre Correia da Silva – Doutorado em Educação; Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência; Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia.

Marcia Rakel Grhal Dal Forno – Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia.

Proposta

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Orientação Educacional ressalta a importância da avaliação educacional e as dimensões que afetam a aprendizagem escolar, a organização didática e curricular levando em conta a diversidade de sua clientela e a parceria com o docente.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.