Conheça o EAD Pleno São Luís

Metodologia EAD
Os livros impressos produzidos especificamente pelos autores/professores para cada disciplina constituem-se no fundamento de nossos cursos e ao mesmo tempo, nosso principal diferencial comparativo.
Metodologia EAD
As videoaulas elaboradas pelos mesmos autores/professores reforçam a qualidade competitiva.
Metodologia EAD
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Pode também dedicar mais ou menos tempo para cada disciplina, de acordo com o seu interesse.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova. Sem surpresas, sem pegadinhas.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo refletir e promover o desenvolvimento de competências referentes às atividades pedagógicas do professor do ensino superior, englobando a análise dos fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino nesse nível. Também pretende desenvolver a reflexão acerca da atuação docente no ensino superior nos vários ambientes em que pode ocorrer a aprendizagem.

.

Grade curricular

-
Disciplinas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
PROFISSÃO DOCENTE
75h
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
75h
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
75h
NOVAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Docência no ensino superior

Para lecionar para turmas de Ensino Superior é necessário mais que a graduação em uma licenciatura. Segundo o Ministério da Educação, as faculdades e universidades precisam de um número mínimo de docentes com formação em cursos de mestrado e doutorado. Porém, a demanda é crescente por professores com Curso de docência no ensino superior.

Para se ter uma ideia, em todo Brasil o número de estudantes matriculados em cursos de graduação já passou dos 6 milhões. Por esse motivo os profissionais com especialização em Docência no ensino superior estão sendo cada vez mais procurados e valorizados.

Os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a ministrar aulas. Essa atividade requere o domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas, além, é claro, de experiência profissional na área. Portanto, o profissional formado em curso de bacharelado precisa de uma Especialização docência no ensino superior para exercer a atividade.

Até mesmo os que já são formados em uma licenciatura precisam de uma Pós docência no ensino superior, pois os licenciados são habilitados para lecionar nos níveis básicos de ensino.

Confira as principais Competências para a docência no ensino superior:

  • Formação e atualização constantes: O professor dentro faz faculdades e universidades é o responsável por formar novos profissionais. Para acompanhar a velocidade com que o mercado de trabalho, tecnologias e novos conhecimentos evoluem e formar novos profissionais realmente capacitados para o mercado, o professor precisa estar em constante atualização.
  • Visão de futuro: Como já mencionado, esse profissional forma os futuros profissionais. Portanto, ele precisa estar sempre atento às novas tecnologias e tendências. O docente precisa apresentar aos alunos o que está acontecendo, o que podem esperar daqui para frente e como agir diante dessas situações.
  • Interesse em desenvolvimento científico: a universidade não é apenas um lugar onde é repassado conhecimento sobre determinada profissão. Ela é o lugar onde o conhecimento é criado. Em muitas instituições, faz parte das funções em sala de aula do docente orientar a pesquisa dos alunos, através dos Trabalhos de Conclusão de Curso ou programas de iniciação científica.

Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior

O curso de Docência no ensino superior EAD da São Luís tem o objetivo de refletir e promover o desenvolvimento de competências referentes às atividades pedagógicas do professor do ensino superior, englobando a análise dos fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino nesse nível. Também pretende desenvolver a reflexão acerca da atuação docente no ensino superior nos vários ambientes em que pode ocorrer a aprendizagem.

A pós-graduação da São Luís disponibiliza ao aluno material didático completo, formado por videoaulas, DVDs, livros e PDFs. Dessa forma, o aluno tem total autonomia para escolher quando e onde estudar. Todo o material didático foi desenvolvido por especialistas, mestres e doutores na área.

Ao escolher o EAD Pleno São Luís, você contará com um sistema de avaliação simplificado por provas online e presenciais que respeitam o seu tempo, permitindo que você escolha a data da avaliação online, e tenha somente um encontro presencial, que é realizado ao final do curso, no polo escolhido pelo aluno.

Comece agora mesmo a se preparar para dar um grande salto na sua carreira! Inicie a Pós-Graduação EAD em Docência no Ensino Superior com a São Luís!

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Autores do material didático

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
– Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni – Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em Métodos Numéricos em Engenharia; Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Isilda Lousano Perez – Mestrado em Educação; Mestrado em Psicopedagogia;  Graduação em Letras e Pedagogia.

Maria Heloísa Aguiar da Silva – Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade; Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade; Especialização em Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão; Graduação em História.

Jane Rangel Alves Barbosa – Doutorado em andamento em Educação; Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Especialização em Administração Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Orientação Educacional; Especialização em Didática do Ensino Superior; Graduação em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia em Magistério das Matérias Ped. do E.M.

Leociléia Aparecida Vieira – Mestrado em Educação; Graduação em Biblioteconomia.

Luiz Fernando Rankel – Mestrado em História; Graduação em História.

Rosângela Maria Stahlschmidt – Mestrado em Educação; Especialização em Metodologia para o ensino da matemática; Graduação em Ciências habilitação Matemática; Graduação em Pedagogia.

Neyre Correia da Silva – Doutorado em Educação; Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência; Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia.

Proposta

O programa de especialização em Docência no Ensino Superior apresenta o panorama acerca da atuação docente no ensino superior, por meio de discussões da prática pedagógica a partir de uma perspectiva inovadora.

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, graduados nas várias áreas do conhecimento, profissionais da educação que trabalham ou pretendem trabalhar no Magistério Superior e demais pessoas interessadas no processo educativo.