Objetivo do curso

O curso objetiva a instrumentalização dos profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltadas ou que mantêm em sua grade curricular o Ensino Religioso. Dessa forma, aperfeiçoa as competências e habilidades para o desenvolvimento desses profissionais.

Grade curricular



-
Disciplinas
NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS
75h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
75h
FUNDAMENTOS DO ENSINO RELIGIOSO
75h
CULTURA RELIGIOSA
75h
ENSINO RELIGIOSO E A INTERDISCIPLINARIDADE
75h
RELIGIÃO NO BRASIL E ÉTICA
75h
Carga horária total do curso:
450h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Como Estudar

Metodologia EAD
Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina.
Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
Metodologia EAD
Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.
Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
Metodologia EAD
Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.
Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
Metodologia EAD
Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Sistema de avaliações EAD

O sistema de avaliação varia de acordo com o curso. Todos os cursos contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1
As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.
Avaliação - Etapa 2
O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Encontro presencial

O encontro presencial acontece para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. O polo disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

Avaliação - Etapa 3
Você tem liberdade para escolher a data do encontro presencial;
Avaliação - Etapa 4
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

Conheça o material didático

AVA • Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O que eu preciso para fazer minha matrícula?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (declaração, diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de origem).

Pré requisitos

Quais são os requisitos mínimos para assistir às aulas via internet?
1. Plug-in do Adobe Flash Player (se necessitar).
2. Windows 7, 8 ou 10 com as atualizações mais recentes instaladas.
3. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 10 ou superior.
Conexão de banda larga igual ou superior a 5Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.
Quais são as configurações recomendadas para o computador?
1. Processador 2.33GHz ou superior.
2. Memória RAM 4Gb para WIndows 10, 2Gb Ram para Windows 7 ou superior.
3. HD com 30Gb livres.
4. Monitor com resolução 1024x768 pixels.

Ensino religioso

O Ensino religioso é a disciplina da educação básica que tem por objetivo principal propor aos alunos reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade atualmente.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, e a Constituição Brasileira, a escola pública pode ofertar aulas de Ensino Religioso, desde que elas não sejam obrigatórias aos alunos. Além disso, a escola deve assegurar o respeito à diversidade de religiões e as aulas não podem ser uma tentativa de impor ou dogma ou converter um aluno, as Atividades de ensino religioso devem estar fundamentadas nos princípios da cidadania e compreensão do outro.

Em resumo, os professores que optarem por lecionar essa disciplina precisam passar por uma formação multicultural e multiconfessional, sabendo respeitar as diferenças culturais, incluindo as afro-brasileiras e as indígenas.

Após entender o que é ensino religioso e como ele pode ser inserido na sala de aula, é importante saber quais as principais religiões existentes no Brasil.

O Brasil é um país majoritariamente cristão, porém com uma grande diversidade de religiões, que vem aumentando seu número de seguidores.

De acordo com o Censo 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há seguidores da fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre outras.

De acordo com o Censo, a religião com mais fiéis é a católica, com 64,6% da população. Em seguida, os evangélicos, com 22,2%. Os que praticam o espiritismo são 2,0% da população, enquanto os da umbanda e do candomblé representam 0,3%. Além disso, o IBGE constatou que cerca de 107 mil pessoas seguem o judaísmo; 65 mil tradições indígenas; 35 mil o islamismo; e 5 mil o hinduísmo.

Pós-graduação em Ensino Religioso

A Pós em Ensino Religioso da São Luís oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema e à condução didática para sua atuação pedagógica. O principal objetivo do curso da Pós é instrumentalização dos profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltadas ou que mantêm em sua grade curricular o Ensino Religioso. Dessa forma, aperfeiçoa as competências e habilidades para o desenvolvimento desses profissionais.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O EAD Pleno São Luís é referência quando o assunto é Educação a Distância. Todos os cursos são credenciados pelo MEC, com polos presentes em grande parte do território nacional. A São Luís ainda conta com uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando ao aluno escolher a melhor forma de estudar, se adequando a sua disponibilidade de local e horário. E não é só isso! O corpo docente é altamente qualificado e os preços dos cursos são totalmente acessíveis.

O EAD Pleno São Luís possui em sua grade diversos outros cursos de pós-graduação que focam no atendimento de alunos especiais. Eles são ideias para quem deseja se especializar em uma área específica ou obter mais de um título de especialização.

Autores do material didático

O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

 

Os livros foram escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. As videoaulas são elaboradas por estes mesmos autores/professores, sendo nossa metodologia de ensino adequada às necessidades dos nossos alunos.

Proposta

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Ensino Religioso oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema e à condução didática para sua atuação pedagógica. 

Modalidade de ensino

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.